Enem

Como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade sem prestar vestibular

Como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade sem prestar vestibular

Meu nome é Renato, tenho 27 anos, sou Nutricionista e possuo Especialização em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Me formei no fim de 2018 na graduação e em 2021 na pós, e a nota do Enem foi decisiva para eu conseguir entrar no curso de Nutrição.

Dessa forma, não precisei prestar vestibular na instituição em que estudei, porque a nota pode ser substituída pelo vestibular.

Na época foi uma mão na roda, já que precisei começar no curso bem antes do previsto e não precisei preocupar-me com a preparação para o vestibular.

Desde que me formei, tenho atuado em diversas áreas do trabalho, não apenas na área da saúde, que é a minha formação.

Atendo em minha cidade em 2 dias na semana, em um consultório particular alugado e paralelo a isso desenvolvo projetos relacionados ao marketing digital, com ênfase no nicho de alimentação, medicina, saúde e nutrição.

O mais interessante de tudo é que percebi que a graduação e a pós-graduação foram decisivas para as portas profissionais que se abriram após a minha formatura.

Antes de me formar, existia um mercado de trabalho, entretanto, era muito concorrido como qualquer trabalho atualmente.

Sendo assim, eu não estava à vontade com a ideia de trabalhar para uma empresa, ganhando um salário insuficiente e sem aprofundar-me em alguma área.

Por isso, a nota no Enem me ajudou muito e graças a isso, hoje eu tenho um trabalho que é mais a minha cara e que me proporciona trabalhar do jeito que eu gosto, para eu mesmo, sem depender de seguir regras impostas pelos outros.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma porta de oportunidade para muita gente e a nota do Enem pode ser aproveitada de muitas maneiras.

Na faculdade em que eu cursei por exemplo, a nota do Enem superior a 500 pontos de média geral incluindo a nota da redação já era válida para aprovação nos cursos.

E atualmente cada dia mais as faculdades privadas estão utilizando a nota do ENEM para aprovar seus novos alunos nos cursos oferecidos.

Nota do ENEM em substituição ao vestibular: Como funciona?

Quando você utiliza a nota do ENEM como vestibular, sua nota serve como requisito para aprovação em um curso superior.

Ou seja, em vez de precisar estudar para uma prova de vestibular e até pagar um curso preparatório, você utiliza o ENEM como forma de ingresso na universidade.

Essa possibilidade é uma ótima alternativa para entrar em um curso superior em uma faculdade privada sem prestar vestibular, por exemplo.

Contudo, você deve saber se a universidade que pretende entrar oferece esta forma de ingresso em seus cursos ou não.

No entanto, é preciso estar atento(a) a algumas dicas para essa estratégia, pois não funciona da mesma maneira em toda universidade.

O vestibular perdeu seu peso na hora da aprovação em cursos

A pouco mais de 20 anos atrás, o vestibular era o único meio de entrar em uma faculdade privada, já que o ENEM ainda estava dando seus primeiros passos.

Por décadas, prestar vestibular foi a única maneira de conseguir fazer um curso superior, o que acabou popularizando esta prova no Brasil todo.

Entretanto, à medida que o ENEM se popularizou ano após ano, o vestibular foi perdendo seu prestígio e importância.

Atualmente, mais da metade das faculdades públicas e privadas do país reconhecem a nota do ENEM como um documento válido para aprovação em um curso superior.

Portanto, mesmo que você pretenda estudar em uma universidade privada, fazer o ENEM e ter uma boa nota pode ser bem útil para a sua vida acadêmica.

O que você deve saber antes de usar a nota do ENEM para conseguir aprovação em um curso superior privado

Cada instituição tem seu próprio regulamento

Apesar de a nota do Enem ser aceita na maioria das faculdades privadas, todas elas possuem regras e diretrizes próprias de funcionamento.

Isso significa que não é qualquer estudante que tenha feito a prova que consegue utilizá-la para entrar em um curso.

Por exemplo, muitas universidades mais rigorosas e criteriosas só possibilitam que a nota seja usada exigindo uma pontuação mínima para o egresso.

Na minha por exemplo, a pontuação mínima para poder utilizar a nota era 500 pontos de média geral e pelo menos 500 pontos na nota da redação.

Contudo, em algumas outras, a pontuação pode ser maior ou menor, o que depende é o prestígio da universidade, assim como a concorrência por vagas.

Descontos nas mensalidades

Muitas universidades privadas  são conscientes quando o assunto é inclusão social e esta é uma forma de abrir possibilidades para os alunos em situações socioeconômicas não muito favoráveis, que era o meu caso.

Na faculdade em que eu estudei, por exemplo, funcionava assim, se você tivesse obtido nota 500 no Enem conseguia 50% de desconto na mensalidade dependendo do curso.

Além disso, geralmente as faculdades que utilizam a nota do Enem como forma de ingresso costumam dar desconto com a intenção de conquistar novos alunos.

O que é uma ótima notícia para aqueles que querem entrar numa faculdade privada, mas estão sem dinheiro ou passam dificuldade para se manter até o final do curso.

Entretanto, não são todas que oferecem desconto, então o melhor a se fazer é consultar a faculdade que pretende estudar antes para averiguar tal possibilidade.

A universidade muda a vida de qualquer pessoa

Apesar de uma corrente crescente insistir em diminuir o peso de um diploma universitário nos dias de hoje, não podemos negar que uma faculdade no currículo ainda é sonho de muita gente.

Mas não é só isso, a verdade é que estudar na faculdade é uma fase de altos e baixos, no meu caso foi muito mais altos do que baixos.

A universidade me proporcionou um conhecimento incrível na área em que atuo e eu consigo utilizar isso para ajudar as pessoas que recorrem até o meu trabalho.

Imagino como seria minha vida sem um diploma superior, praticamente nenhum trabalho que realizo agora seria possível sem o diploma em mãos.

Um fato verídico é que a universidade não é uma maravilha, você sofre com altas cargas horárias de estudos, uma rotina de trabalhos acadêmicos constante e a concorrência com seus próprios colegas.

Isso porque em algumas áreas está bem difícil conseguir uma vaga de emprego, talvez por isso vemos tanta gente formada a procura de uma oportunidade.

Entretanto, devemos pensar nas coisas boas que a oportunidade proporciona principalmente as novas oportunidades que surgem no caminho.

Conclusão

A concorrência é um obstáculo a ser vencido, no entanto, se você gosta mesmo daquilo que está fazendo, pode ter certeza que uma hora será a sua vez de conseguir brilhar.

Para alguns é mais cedo, para outros é mais tarde, mas fazer faculdade não é um tempo perdido, pode ter certeza que em algum momento da sua vida, a sua graduação será importantíssima para sua vida profissional.

E para isso, nada melhor que começar com o pé direito, utilizando a nota do ENEM para cursar o curso dos seus sonhos.

Portanto, se você pretende entrar na universidade com a nota do ENEM vá em frente, no final sempre vale muito a pena cada esforço, obstáculo, vitória e derrota.

Renato Fernandes da Silva
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.
Possui bacharelado em Nutrição pelo grupo UNISEPE,2018. Pós-graduação pela FAVENI, 2021.
Atende em consultório particular presencial e online na cidade de São Lourenço, MG. Presta serviços de marketing digital e copywriter para a área da saúde, medicina, alimentação, nutrição e publicidade.

Artigo: Como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade sem prestar vestibular

As opiniões emitidas pelos autores, comentaristas e jornalistas não refletem necessariamente a opinião da Faculdade Ibptech

Compartilhe este artigo nas redes sociais a seguir: