Ingresso com ENEM

Como ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem

Como ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem

Me chamo Bruna, tenho 18 anos e sou acadêmica de História.

Sempre tive o sonho de ingressar em uma faculdade, do mesmo modo que sempre tive medo de não conseguir ser aprovada em nenhuma faculdade. Durante o Ensino Médio a ansiedade a respeito de qual curso fazer, e de como ingressar na faculdade me consumia, e foi buscando maneiras de como ingressar na faculdade que eu vi, quase que como uma luz no fim do túnel, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), analisei todas os pontos e decidi que utilizar o ENEM como forma de ingresso era a melhor forma, percebi que haviam diversas maneiras de utilizar minha pontuação no ENEM (o que consequentemente aumenta minhas chances) e ingressar na minha tão sonhada faculdade.

Existem três formas de ingressar em uma universidade privada através do ENEM:

Fies, Prouni e Ingresso direto. Mas relaxa, vou explicar como cada uma delas funciona.

FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado pelo MEC, tem o objetivo de ajudar estudantes que não têm condições de pagar uma instituição privada a ingressar em uma faculdade por meio de bolsas parciais ou integrais da mensalidade do curso. Mas como o próprio nome diz é um “financiamento”, o estudante deverá arcar com o curso, podendo optar por arcar durante a sua formação ou após ela, o prazo de quitação da dívida é de 14 anos.

Para participar do FIES, é necessário fazer +450 na média de pontuação no ENEM (qualquer edição desde 2010), ter nota acima de zero na redação e comprovar renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

PROUNI: O Programa Universidade para Todos, assim como o FIES, exige que o estudante tenha pontuado +450 na média do ENEM (qualquer edição desde 2010). Diferente do FIES, o Prouni também oferece bolsa de 50% e 100%, mas o valor de desconto da mensalidade não será cobrado futuramente.

Mas, para concorrer à bolsa 100% o candidato deve comprovar que a renda bruta familiar é menor que um salário mínimo e meio por pessoa, o candidato da bolsa de 50% deve ter renda bruta familiar menor que três salários mínimos por pessoa. O candidato precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou, ter cursado o Ensino Médio completo em escola particular desde que tenha sido bolsista (podendo ser parcial ou integral). São realizadas duas chamadas, o candidato pré-selecionado tem um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar os documentos que comprovam as informações cadastrais. O Prouni classifica os alunos de acordo com seu desempenho no Enem.

Importante lembrar que se você já tiver se beneficiado do PROUNI ou do FIES anteriormente não poderá usar o FIES (novamente, caso já tenha usado), e assim vice-versa, você pode escolher apenas uma forma de ingresso.

INGRESSO DIRETO: Várias instituições privadas aceitam a nota do Enem como substituição ao vestibular sem precisar de intermédio dos programas governamentais. Cada instituição tem suas regras, por isso recomendo que entre em contato com a faculdade desejada e saiba como ingressar diretamente usando sua nota do ENEM.

Utilizar a nota do ENEM para ingressar em uma universidade privada de qualidade é com certeza um dos maiores benefícios do Exame, que auxiliou milhares de brasileiros, incluindo eu, a ter acesso ao Ensino Superior de qualidade em instituições públicas e privadas, possibilitando o acesso à maior qualidade de vida.

Bruna Fernanda Marcelina de Souza
Artigo: Como ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem

As opiniões emitidas pelos autores, comentaristas e jornalistas não refletem necessariamente a opinião da Faculdade Ibptech
Consulte sempre no PORTAL ÚNICO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR (site do MEC) informações atualizadas sobre ENEM, FIES, PROUNI e SISU.
Consulte informações atualizadas para ingresso na Faculdade Ibptech (site da Faculdade).

Outros artigos sobre ENEM no Blog Concurso Vestibular:
ENEM na Universidade privada: é possível?
Como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade sem prestar vestibular

Compartilhe este artigo nas redes sociais a seguir: