Como se preparar para seu exame de vestibular: dicas e estratégias para você se dar bem na hora de fazer a prova

Em

duas pessoas estudando juntas em uma mesa com muitos livros

Vestibular Saudável

Como se preparar para seu exame de vestibular: dicas e estratégias para você se dar bem na hora de fazer a prova

Antes de ler esse texto, gostaria que você pensasse nas seguintes perguntas: “Por que você está estudando? O que significa “sucesso” para você?  Você acredita em si mesmo? A resposta a essas perguntas são de grande importância para você poder entender melhor como se preparar para o vestibular. Se você simplesmente está pensando em fazer uma prova sem um objetivo bem delimitado, provavelmente você não terá o mesmo foco de alguém que está fazendo a mesma prova por algum motivo bem específico. Nesse sentido, preparamos o presente texto para lhe ajudar a como você deve se preparar para ter um bom desempenho no vestibular.

Nessa primeira parte do texto, vamos dar algumas dicas para mantê-lo motivado e focado na sua preparação para seu vestibular. Inclusive, muitas dessas dicas, eu mesmo utilizei durante minha preparação para minhas provas dos vestibulares e concursos e tive muitos bons resultados. A seguir, há 12 passos de como se preparar para sua prova. Vamos conferir?

1. Certifique-se de ter objetivos claros: tente mantê-los específicos ao estabelecer objetivos. Por exemplo, eu preciso estudar esta noite ou, ainda mais especificamente, eu preciso estudar o Capítulo 6 do livro de Matemática esta noite.

2. Tenha objetivos claros a curto prazo: você pode alcançar muito concentrando-se no que precisa ser feito agora pois quanto mais você faz, mais você é capaz de fazer.

3. Defina um cronograma: liste as matérias que você precisa estudar e marque os itens estudados à medidas em que vai estudando. Uma vez que você veja que, neste ou naqueles dia, o seu tempo não foi desperdiçado, você pode começar a ter mais confiança em sua capacidade de fazer as coisas

4. Recompense-se para cada objetivo: use algumas recompensas como um resultado positivo, por exemplo, assistir a um filme ou tomar um café com um amigo.

5. Divida tarefas em tarefas menores: reforce a ideia de que cada pedaço ajuda. Um pouco de cada vez muitas vezes pode ser muito produtivo.

6. Concentre-se no que você conseguiu e não no que você não fez: reconheça que você está gerenciando algumas tarefas e outras não.

7. Não arranje desculpas, faça progressos: todos têm interrupções e crises que os impedem de completar alguma coisa. Se seus planos para estudar foram sabotados, invente um novo plano para começar a estudar novamente.

8. Tenha uma perspectiva diferente: quando você ficar preso ou entediado ou não conseguir ver a relevância de seus estudos, considere seus objetivos de longo prazo.

9. Junte-se a um grupo de estudo: encontre um amigo de estudo pois outros estudantes também podem ter dificuldades com o mesmo assunto com o qual você está se debatendo. Conversar com outros sobre seus estudos o ajuda a ganhar perspectiva.

10. Saiba em que ponto você se encontra: se seus resultados para um simulado não foram os esperados, faça uma auto-avaliação. Pense: “Eu gastei tempo suficiente com este conteúdo?”, “Como posso abordar este assunto de maneira diferente?” ou “Será que segui as instruções?”.

11. Tente algo diferente: misture suas atividades para gastar não mais do que 30 minutos em uma tarefa, por exemplo, estude um conteúdo com o qual você tenha dificuldades por 30 minutos e depois em um outro conteúdo que você aprecie por 30 minutos, e assim por diante.

12. Converse com alguém de sua confiança sobre suas dificuldades com seus estudos: faça algum exercício; reconecte-se com amigos ou tente atividades de concentração e meditação.

Agora, na segunda parte do texto, além das dicas acima, também vamos abordar alguns pontos voltados à gestão da qualidade do seu tempo de estudo. É importante estar bastante atento a como e onde você vai estudar. Então, leia as próximas sugestões para aprimorar e potencializar seu tempo de estudo:

– Estabeleça um horário e assumir o compromisso de cumpri-lo.

– Faça exercícios e coma o suficiente e descansar bem.

– Tenha uma atitude positiva, pois isso o ajudará a lidar com a ansiedade dos exames.

– Cumpra seu horário e também ter tempo para outros compromissos.

– Conte todas as páginas de seu guia de estudo e livro didático e divida-as nos dias que faltam antes de escrever seu trabalho.

– Veja o quanto você precisará estudar a cada dia para estar pronto para os exames.

– Tenha atenção aos temas como Contabilidade, Matemática, Física e Química, pois envolvem muitos exercícios de resolução de problemas. Então, resolva pelo menos um dos tipos de problemas encontrados em cada seção, especialmente os que você acha difícil.

– Estabeleça limites de tempo ao praticar para responder perguntas de simulados.

– Certifique-se de que você saiba com qual formato de perguntas você precisa lidar para praticar de forma bem voltada para a sua prova.

– Cada pessoa experimenta algum grau de ansiedade. A ansiedade controlada é normal e necessária para se estar suficientemente motivado. Alguns sinais de ansiedade antes do exame podem ser: insônia, diminuição ou aumento do apetite, incapacidade de concentração, falta de interesse e tédio.

Além de todas as dicas acima mencionadas. É interessante pensar se seu ambiente familiar é favorável  ou não para estudar. Além disso, reflita se você se sente sobrecarregado com a quantidade de matérias e conteúdos para dar conta e leva muito tempo para completar suas atividades. Se for o caso, você precisa pensar em uma nova rotina de estudos. Além disso, pense em quais outros desmotivadores o que  incomodam seus estudos. Lembre-se de que você precisa evitar ao máximo esses fatores ou situações em que seja gerando algum estresse ou desconforto para você, pois é muito importante que o momento de estudo seja sempre muito agradável para que assim você possa se concentrar ao máximo.

Vale ressaltar que o fato de você seguir todos os passos aqui não é necessariamente um indicativo de que você, com certeza, irá se dar bem no seu vestibular. Mas, seguir esses passos pode lhe dar uma segurança maior de que você está seguindo as estratégias corretas e que ,assim, você poderá ficar tranquilo e continuar seguindo seus estudos de forma a ter grande probabilidade de alcançar seus objetivos,  sendo bem sucedido no momento em que for realizar a sua prova.

E claro não esquecer também de cuidar da sua saúde mental pois nos tempos que nós vivemos após um período pandêmico que foi tão avassalador para todos é sempre importante manter a saúde mental um dia claro focando nos estudos mas tem seus momentos para poder descontrair um pouco e assim tranquilamente dar continuidade aos seus estudos de forma efetiva.

Como se preparar para seu exame de vestibular: dicas e estratégias para você se dar bem na hora de fazer a prova
Francisco Bruno Rodrigues Silveira
Artigo: Como se preparar para seu exame de vestibular: dicas e estratégias para você se dar bem na hora de fazer a prova

Compartilhe este artigo nas redes sociais a seguir:

Tags:

Dicas / exame / vestibular / estratégias / prova

leia também

Deixe um comentário